domingo, 21 de outubro de 2018

Estudando filosofia

Ao pequeno-almoço de hoje, a L. revia alguns exercícios de lógica, enquanto eu dava uma apressada vista de olhos à imprensa do dia. Tu tens um Mercedes, logo és rico, não me parece ser uma afirmação muito sólida. Intelectuais portugueses repudiam Bolsonaro, logo os brasileiros são imbecis, também não. Proponho, como mais verdadeiros, estes dois silogismos, que ilustro com a imagem de Platão, porque não tinha nenhuma de Aristóteles à mão.
1. O meu Mercedes é maior que o teu, logo vamos beber um copo. Qualquer pessoa com cinquenta anos que, na sua juventude, frequentasse a noite da Ribeira, sabe que isto é de uma lógica perfeita.
2. Segundo a imprensa e os intelectuais portugueses, em 1986, Freitas do Amaral era um fascista bronco, logo ele apoia Bolsonaro. Que venha o primeiro Boaventura desmentir-me!

Pequenas notas explicativas, talvez desnecessárias.
O meu Mercedes é maior que o teu é um dos mais antigos bares da Ribeira, no Porto. Incontornável, há alguns anos. Agora, nem tanto.
O Freitas é um tipo que perdeu as presidenciais de 1986 para o Soares, apesar de ter quase 50% na primeira volta. O que a intelectualidade de esquerda disse sobre a inteligência e a ideologia fascista do homem, quase conseguindo manchar-lhe a reputação e a vida! E, afinal, ele foi um manso trânsfuga, uma gelatina que se rendeu aos encantos de um governo PS e acabou a escrever abaixo-assinados marxistas, do ramo beato. O último é sobre Bolsonaro.

Sem comentários:

Enviar um comentário